Bate papo: Preconceitos literários.

O post de hoje será um pouco diferente do que o habitual. Vou falar um pouquinho sobre minha opinião sobre preconceitos literários, que é quase um desabafo. Mas sei que muita gente compreende isso.

O preconceito literário é uma coisa cometida com muita frequência (e não tem o menor sentido), existem leitores que acham que só porque leem clássicos e coisa do tipo são superiores aos que gostam de Nicholas Sparks, ou John Green por exemplo. Comecei a ler livros de auto-ajuda, biografias (sim, eu tenho vários livos nesse estilo) e não tenho vergonha disso, porque muitos deles são maravilhosos! O leitor só evolui quando se permite conhecer, crescer, explorar até encontrar o gênero que ele realmente se identifique; cada leitura que fiz, construiu a pessoa e leitora que sou hoje. E se a pessoa se fecha a uma coisa só, estará em uma zona de conforto, não terá novos desafios, enfim, é uma coisa bem chata e monótona, no meu ponto de vista, claro.

Hoje em dia, eu estou em uma fase que sou a louca da distopia, e YA (young/adults, em português jovens/adultos). Mas não sou nenhum ser evoluído para sentir “vergonha alheia” de alguém que lê “cinquenta tons de cinza“, eu já escutei isso. Cada um lê o que acredita que é importante para si, e mesmo sendo de caráter erótico (ou seja lá qual for) não cabe a nenhum leitor apontar o dedo sobre o que é bonito ou não ler. Afinal, você lê para si, ou para os outros te acharem cool, ou culto? Porque, não… Não é por ai. Dai também tem aquelas pessoas com a tal frase: “Você é o que lê”, (nananinanão), você só é o que lê, se absorve e aplica em suas ações diárias, o que não é valido temos o direito de descartar.

Criticar o que as pessoas leem afasta um leitor promissor, conheço pessoas que tem vergonha de ler algumas coisas pelo o que os outros vão julgar, e mesmo que você seja do tipo “podem falar o que quiserem, tô nem ai” tem pessoas que não são assim, alguns comentários são realmente de mal gosto e não contribui em nada, para nenhum dos lados. Então vamos acolher novos leitores, incentivar e apoiar qualquer tipo de leitura seja ela qual for… ❤

Como disse lá em cima não estou acostumada com isso, mas achei que seria legal um bate papo entre leitores. Pra discutirmos sobre vários temas, opinar, e fofocar também, por que não, né? Espero que gostem, até o próximo post.

Beijocas, Aine.

Deixe um comentário

