Resenha: Pandemônio – Lauren Oliver

IMG_6181Título: Pandemônio

Autora: Lauren Oliver

Editora: Intrínseca

Nº de páginas: 301

Nota: 8

Sinopse:

Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado – Alex, a luta pela sobrevivência na Selva – e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor, sem, porém, se transformar em um zumbi; modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções; pouco a pouco a sociedade se incendeia pelas faíscas da revolta, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.

Pandemônio é o segundo livro da série Delírio.

Lena é acolhida por moradores da Selva, onde eles chamam suas tendas de “lar”. Graúna, é uma das grandes responsáveis por manter Lena viva, e cuidar para que se adapte a vida na Selva, que é mais precária do que ela imaginava. Então Lena se vê obrigada a mudar, ser mais dura, forte, por questão de sobrevivência. E o “Antes” é baseado nisso. Já o “Agora” Lena esta diferente, parece muito mais madura e cheia de si, mais confiante em suas habilidades físicas do que estava no inicio do livro. Ela se infiltra dentro da cerca, na cidade de Nova York para vigiar os lideres da ASD (America Sem Deliria) que é uma organização para incentivar a sociedade a fazer a cura, independente da situação de risco. Como é o caso de Julian, que representa isso muito bem.

IMG_6242

MINHAS IMPRESSÕES:

A história se desenvolve a partir dai tomando rumos bem inusitados. A escrita da Lauren é tão maravilhosa, ela é muito poética e tudo é muito sensível, o que faz jus a temática do livro que poderíamos dizer que é o amor. É louco como a autora mexe com isso do sentimento, sobre certo e errado.

Não posso mentir que no inicio a Lena me irritou bastante, tudo pra ela era motivo de “Ah, mas eu não estou forte o suficiente” além de se fazer de coitada por várias vezes, quando todo mundo estava no mesmo barco ali. Mas ok, podemos até tentar entender porque ela perdeu Alex, e eu particularmente falando, eu ficaria inconsolável de perder um Alex da vida. Alias eles são o casal que eu mais torço no mundo literário no momento. E como essa tal escritora esta acostumada a fazer, ela termina o livro tirando o seu coração pela boca. Já estou me acostumando com isso, ela é muito boa com finais.

Recado pra escritora: Obrigada Lauren, meu coração é forte por passar em seus testes, bj. 

No geral eu fiquei bem satisfeita com a leitura, fora esses aspectos que eu citei, tinham momentos em que eu sentia que ela estava com um pouco de pressa para correr com a história, momentos que podiam ser mais explorados, outras situações e tudo, mas mesmo assim ficou muito bom. Não fugiu do esperado, continuou ótimo não surpreendeu.

IMG_6241

Agora eu aconselho que se você ainda não leu essa série pare por aqui nessa resenha. Então, adios.

[SPOILER ALERT] Tá, agora vamos jogar limpo. Julian, quem é, pra que serve e por que existe? próxima sexta no globo reporter. Eu espero que ele realmente colabore na revolução e tudo, porque não gosto nada dele com a Lena, ele é totalmente sem graça perto de Alex, e ta na cara que em todos os momentos com ele só serviam pra lembrar ela do Alex.

Sobre a mãe dela, achei meio tosco a mãe dela mal conversar com ela. Achei que nesses aspectos o livro correu mais do que o necessário. [/SPOILER ALERT]

3 comentários sobre “Resenha: Pandemônio – Lauren Oliver

Deixe um comentário

