Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Hoje trago um livro que eu assim que terminei me perguntei: “POR QUE EU NÃO LI ANTES, HEIN?”

IMG_4066

Titulo: Jogos Vorazes

Autor: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Páginas: 397

Nota: 10

Sinopse: “Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

Katniss, é quem ajuda na maior parte do sustento de sua casa, já passou fome e sabe lidar muito bem com situações extremas. Aprendeu a caçar pela necessidade, e assim adquiriu a habilidade com arco e flexa. Junto com Gale, seu melhor amigo, conseguem o sustento da família, caçando e vendendo suas caças no mercado do prego. Com todas as condições precárias de seu distrito, tudo piora ainda mais com os Jogos Vorazes, organizado pela Capital que tem a intenção de “mostrar quem manda” aos outros distritos que faz a colheita de 24 tributos, para lutarem até a morte na arena. A irmã de Katniss, Prim, é sorteada e Katnss se voluntaria para ir em seu lugar. Como cada distrito tem que apresentar um menino e uma menina o menino sorteado é Peeta, garoto que Katniss conhecia apenas de vista. Os Jogos começam, e a luta pela sobrevivência na arena também, quem será o vencedor?

IMG_4067

Minhas Impressões:

Bom, Jogos Vorazes, é o primeiro livro da trilogia. É uma distopia maravilhosa, muito bem estruturada e com personagens marcantes. Eu não sei porque não li esse livro antes, porque é incrível! Não é aquela distopia exagerada, e você entende que tudo o que esta escrito precisa estar exatamente ali. É uma leitura fluida, divertida e ao mesmo tempo cheia de ação, aventura e muitos momentos tensos, até a ultima página!

Katniss é dura, selvagem e realmente dá pra compreender uma parte de suas emoções, desde tão cedo levando uma família inteira nas costas sem pai e com uma mãe ausente. É uma personagem muito forte, eu virei fã dessa mulher (quando crescer quero ser assim também). Eu sinto que terá um triangulo amoroso, e eu já sou #teamPeeta. E já explico o porque!

IMG_4069

Filme x Livro:

Como sempre podemos esperar o livro é muito mais rico em detalhes do que o filme. Mas mesmo assim o filme é muito fiel a obra de Collins.

Agora uma coisa que ficou meio vaga no filme é que eu realmente achei que pra Katniss, o envolvimento amoroso com Peeta foi parte do jogo isoladamente, e me fazia acreditar que ela não queria nada com ele além da encenação. Mas no livro é muito mais exposto o que ela sente por ele, por isso que sou #teamPeeta. E no livro deixa claro o lugar de Gale, amigo e pronto.

Mas podemos concluir que é uma das melhores distopias que eu li, e a melhor adaptação também. ❤

IMG_4068

Ps. Quarta feira esta quase virando dia de resenha, pois venho postando toda quarta uma resenha, mas infelizmente semana que vem será difícil continuar nesse ritmo pois minhas leituras vão mudar de foco, estou em semanas de prova. Espero que vocês entendam. Até o próximo post!

5 comentários sobre “Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins

  1. Nathaly Oliveira disse:

    A série é maravilhosa! Mesmo vendo os três filmes eu fiquei vidrada na história e terminei eles bem rápido. Como não saiu a parte 2 de “A esperança”, o fim surpreende muito. Só me decepcionou em um ponto em especial, de resto, achei o melhor livro da trilogia. Eu também me perguntei porque não tinha lido antes!

    Curtido por 1 pessoa

    • livrenoslivros disse:

      Ahh não sou a única então. Realmente, comentei com todas as minhas amigas porque é muito raro eu me surpreender tanto com um livro que já vi o filme. Mesmo você sabendo o que vai acontecer fica presa na história. Eu amei, e espero que os próximos sejam tão bons como o primeiro!
      Obrigada pelo comentário!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Estante na Lua disse:

    Fui ler Jogos Vorazes só ano passado, após assistir os dois primeiros filmes. Nossa, eu adorei demais! Primeiro que sou grande fã de livros de distopias, mas também porque o livro é muito bom mesmo. Como havia assistido as versões cinematográficas primeiro, obviamente já sabia o que ia acontecer, mas o livro explica tanta coisa e por ser em primeira pessoa, ficamos sabendo tudo que se passa na cabeça de Katniss, bem como você ressaltou sobre o relacionamento dela e do Peeta.
    Já li a trilogia inteira e não vejo a hora da parte 2 do último livro, gostei tanto da parte 1!

    Adriana
    http://estantenalua.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

